CONQUISTAS

A gestão É Proibido Estacionar obteve muitas conquistas no DCE-FURG. O Diretório foi aberto novamente às necessidades dos Estudantes e ao Movimento Estudantil.

Nossa gestão tomou posse em 16 de dezembro de 2010, e desde então intensificamos o diálogo com os Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs e DAs), com as Casas do Estudante e com os Coletivos que se organizaram.

Nos espaços de representação, realizamos diversas Assembleias Gerais e Conselhos de CAs e DAs.

Dentro da estrutura da FURG, mantivemos as cobranças e o diálogo com a administração da Universidade.

Lutamos por melhorias no transporte coletivo, onde, após muitas reivindicações, tivemos o retorno da linha FURG ligando os Campus Carreiros e Cidade da FURG em todos os horários. Tivemos a garantia de uma vaga no Conselho Consultivo de Transporte e Trânsito ao DCE-FURG, e conquistamos um ponto de recarga de cartões que será implantado em um dos bares do Centro de Convivência.

Durante nosso mandado realizamos uma grande Acolhida aos Bixos, com debates e festas.

O DCE se reergueu e está presente na vida dos Estudantes.

Confira outras importantes conquistas obtidas através da luta da Gestão É Proibido Estacionar no DCE-FURG:

- Reativação da sede do DCE localizada no Centro de Rio Grande

O prédio histórico para o Movimento Estudantil de Rio Grande teve grande atenção por parte da Gestão É Proibido Estacionar. Localizado em um ponto estratégico da cidade, próximo ao Campus Saúde ao Campus Cidade, o prédio da Rua General Vitorino, 251 (esquina com a Rua Benjamin Constant) encontrava-se abandonado. Iniciamos a recuperação do espaço, com limpezas e pequenas obras visando à conservação do espaço. Também foram realizadas diversas reuniões e o do projeto de intervenção artística “Levante das Artes” no espaço. Buscou-se a regularização do prédio, com o pagamento do IPTU e o pedido para isenção do imposto para entidade na Prefeitura. No entanto, a maior conquista que todos os Estudantes da FURG tiveram foi o início das obras de reforma na Sede Central, através de um convênio com a Universidade.

- Aprovação de um novo estatuto para o DCE

Em substituição ao antigo, que datava de 1984, foi aprovado em Assembleia Geral, após ampla divulgação e com a presença dos Estudantes de Graduação da FURG, o estatuto em vigor. O documento regra todas as ações do DCE, regulamentando as esferas de decisões do DCE, representação estudantil, processo eleitoral e a atuação dos membros do Diretório.

- Abertura da Sede do DCE no Centro de Convivência (CC)

Com a abertura da sede nos turnos manhã, tarde e noite, o Estudante recuperou um importante espaço de representação. No local são encaminhadas diversas reivindicações dos estudantes (através dos problemas enfrentados na Universidade) e sugestões. No local também são disponibilizados Xerox e impressões gratuitas aos estudantes. A reativação do Xerox foi uma das principais bandeiras da Chapa É Proibido Estacionar.

- Manual do Bixo

Cartilha do DCE que repassou informações gerais aos novos estudantes, assim como os direitos dos acadêmicos e uma lista de referência passando pelos CAs e DAs e os Conselhos da Universidade.

- Ampliação da abrangência da Carteira do DCE

Diversos estudantes tiveram acesso à Carteira do DCE em 2011 e o número de estabelecimentos conveniados foi aumentando. Foi feita a defesa do direito a meia-entrada em eventos culturais. Em 2012, houve uma grande revolução no sistema: o estudante passou a solicitar a carteira pela internet, através do Sistema da FURG (o mesmo utilizado para conferir as notas e fazer a matricula). Com a mudança, além de se ter um posição ecologicamente correta (com o fim dos inúmeros papeis utilizados para a confecção), garantiu-se a segurança de todos os dados do estudante no documento. Também houve uma mudança no formato da Carteira do Estudante, que agora é um cartão.

- Ampliação da Comunicação do DCE

Tivemos a retomada do jornal do Diretório, o DCE News. Foi implantado um mural para o DCE no CC e houve a utilização massiva dos espaços dos Campus para divulgação das atividades do Diretório. Também houve a retomada de um informativo na rádio FURG FM (106,7) durante os intervalos da programação e a criação de um programa do DCE, em parceria com a União Rio-grandina de Estudantes Secundaristas (URES), na rádio Studio Livre FM (104,9). O DCE-FURG está presente no Twitter, Orkut, Facebook (através de uma página) e possui um blog. Também foram diversos os informes do DCE nos meios de comunicação da FURG (site, FURG TV e FURG FM) e nos veículos de imprensa de Rio Grande. Com essas medidas ficamos mais próximos dos estudantes, mantendo-os informados sobre as ações do Diretório, a situação da Universidade e de questões que tenham influência em suas vidas.

- Representação dos Estudantes da FURG em Conselhos de Rio Grande

O DCE-FURG, entidade representativa dos Estudantes reconhecida, possui vagas em diferentes conselhos reguladores. Escolhemos os representantes do DCE-FURG no Conselho Municipal de Saúde, através de Assembleia Geral realizada na ala acadêmica do Hospital Universitário. Dessa forma possibilitou-se ao Estudante participar e ser votado no processo. Na área do Meio Ambiente indicamos os representantes do Diretório no Fórum da Agenda 21 Local, instância onde se discute a questão socioambiental em Rio Grande e propõe-se medidas para a solução de problemas.